domingo, 17 de maio de 2009

Resultados Miglustat

Programa Nr: 2343 para o encontro anual ASHG 2006

Reunião anual

O miglustat oral na doença Niemann-Pick tipo C (NPC): uma análise preliminar de um ano. M.C
Patterson, D. Vecchio, H. Prad: y, L. Abel, N. Ait Aissa, J.E. Wraith. 1) Departamento de Neurologia Pediátrica, Universidade de Colômbia, New York, EUA; 2) Royal Manchester Children’s Hospital, Unidade de Genética Bioquímica, Manchester, Reino Unido; 3) Departamento de Optometria e Ciências da Visão, Universidade de Melbourne, Melbourne, Austrália; 4) Farmaceutica Actelion Ltd., AlIschwil, Suiça.

NPC é uma desordem neuro degenerativa, herdada, caracterizada por um defeito no transporte de gordura dentro das células com armazenamento patológico secundário dos gIicosfingolipídos (GSLs). O migIustat oral (Zavesca) inibe, de forma reversível, a síntese de glucosilceramida, que catalisa a primeira etapa comprometida da síntese de GSL. Devido às suas propriedades físico químicas, miglustat pode cruzar a barreira do cérebro. Os pacientes adultos e jovens, com NPC, (n=29, idade ³12 anos) foram selecionados aleatoriamente para receber o migIustat, 200 mg t.i.d. (n=20) ou atendimento padrão (11=9). Os pacientes foram então tratados com miglustat pelo período de um ano. Doze pacientes pediátricos (idade<12) foram incluídos em um sub - estudo separado: todos receberam o migIustat em uma dosagem ajustada à superfície corpórea. As mudanças no movimento horizontal (saccadic) do olho foram meta preliminar do estudo, com base na correIação entre a severidade da paralisia supra nuclear do olhar e a progressão da doença de NPC. Basicamente, quase todos os indivíduos sofreram perda cognitiva, como constatado pelas medidas cognitivas extensivas, incluindo medidas mini-mentais do exame do estado (MMSE). Em o1 ano, a velocidade saccadic melhorou em pacientes adulto-juvenis v.s tratados e sob controle; os resultados foram significativos estatisticamente. Os pacientes que tomavam benzodiazepinas (um alucinógeno conhecido) foram excluídos (p=O.03). Houve melhorias na capacidade de deglutição e na acuidade auditiva sendo que as medidas do MMSE foram também consideradas. Um efeito benéfico em “saccades” horizontais foi mostrado também em 01 ano no cohorte pediátrico. O perfil de segurança do miglustat foi consistente com as experimentações precedentes na doença de Gaucher Tipo I, na qual a metade da dose foi usada. Como conclusão, estes achados sugerem que o miglustat pode induzir algum grau de restauração da função dos neurônios, após um tratamento de um ano. Estes dados preliminares sugerem que o miglustat pode representar um importante avanço no gerenciamento clinico da doença de NPC.

TEXTO ORIGINAL: Oral miglustat in Niemann-Pick (NPC) disease: a 1-year ínterim analysis. MC

Tradução: Maria Helena de Magalhães Dourado ( h-dourado@uol.com.br)

3 comentários:

  1. Bom dia

    Sou um distribuidor de medicamento no estado piuaí, e preciso comprar um medicamento MIGLUSTAT, gostaria de entrar em contato com, para saber se vcs conhecem aonde posso comprar.

    TEL: 86. 8826-3995
    Torres filho

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Tenho um filho que tem 4 anos e 8 meses, ele possui a doença NPC, venho fazendo acompanhamento com a hepatologia, no hospital das Clinicas-SP, mas os medicos "não sabem o que fazer ou acha o caso perdido" , eu queria saber realmente por ter 4 anos ele pode tomar essa (ZAVESCA) e qual primeiro passo que devo dar antes de começar os sintomas da doença.

    TEL. (11) 2469-3837
    (11) 6708-4505

    EMAIL: digotiao_gol@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia

    Trabalho na Defensoria Pública da União e preciso conseguir orçamentos para o medicamento Miglustat. ´Saberiam me informar onde conseguir?

    Grata,

    Arlete

    ResponderExcluir