domingo, 17 de maio de 2009

Informações sobre a doença Niemann-Pick Tipo C

Doença de Niemann Pick C

As doenças raras – também designadas como doenças órfãs – são aquelas que afetam um pequeno número de pessoas em todo o mundo. Ocorrem com pouca freqüência ou raramente. A maioria das doenças raras – 80 por cento – tem subjacente uma alteração genética, a exemplo da Doença de Niemann Pick Tipo C, doença genética recessiva hereditária, neurologicamente progressiva, grave e muito rara.

A doença de Niemann-Pick tipo C é desconhecida da maior parte da população e, muitas vezes, até da própria comunidade médica. Está associada a um acúmulo progressivo e anormal de material gorduroso dentro das células, decorrente de uma anormalidade no transporte intracelular de vários glicolipídios e do colesterol, o que provoca níveis excessivos de colesterol e outros lipídios no fígado, baço e cérebro.


Sintomas

Existe uma grande heterogeneidade clínica, tanto no início dos sintomas/sinais como na progressão da doença, o que pode dificultar o seu diagnóstico. Os sintomas aparecem normalmente na idade escolar, porém podem se manifestar desde os primeiros meses de vida e até na idade adulta, sendo bastante comum uma família esperar vários anos até chegar ao diagnóstico de NPC.

Os sintomas consistem em aumento do fígado e do baço, (hepatoesplenomegalia), icterícia ou sinais neurológicos, tais como paralisia supranucleae vertical do olhar (incapacidade de olhar para baixo e para cima), ataxia (impossibilidade de coordenação dos movimentos, por exemplo. na marcha), distonia (perturbação do tónus muscular), disartria (dificuldade na fala devido a perturbações motoras dos órgãos da fonação) ou ainda tremores. A paralisia supranuclear vertical do olhar é altamente sugestiva de NPC. Alterações ao nível do fígado ou do baço, nos primeiros meses de vida, são também muito sugestivas de NPC.

Os sintomas neurológicos, na maior parte das vezes, manifestam-se entre os 04 e os 10 anos de idade. O envolvimento neurológico é importante e está correlacionado com a gravidade da doença.


Diagnóstico

A apresentação clássica da doença ocorre com evidências de atrasos de desenvolvimento na infância, com início insidioso de ataxia, paralisia supranuclear vertical do olhar, e demência. Outras características incluem distonia, disartria e disfagia que podem acabar se tornando incapacitantes. A morte ocorre geralmente na segunda ou terceira década de vida causada por pneumonia por aspiração.

O diagnóstico é realizado a partir de biópsia da pele, sendo analisado o transporte e armazenamento do colesterol intracelular.O diagnóstico definitivo da NPC baseia-se na identificação de estratificação indevida do colesterol e através da coloração positiva do filipin nos fibroblastos cultivados.


Tratamento

Até o momento não existe tratamento disponível para a cura, sendo a doença sempre fatal. A maioria dos indivíduos morre antes dos 20 ou até mesmo 10 anos de idade. O aparecimento tardio dos sintomas está relacionado com uma maior esperança de vida, apesar de ser extremamente raro para qualquer pessoa chegar aos 40 anos.

Contudo, existe, hoje, uma possibilidade de estabilização do quadro decorrente da NPC, o que é uma esperança de melhora significativa dos sintomas da doença. Trata-se da ingestão oral da substância miglustat que já vinha sendo usada e aprovada no tratamento de pacientes com outra doença metabólica denominada Gaucher tipo I. Após um ano de uso do miglustat, em portadores da NPC, pesquisadores americanos constataram que ocorre a estabilização significativa de alguns dos sintomas, prevenindo principalmente o acúmulo de lipídios no cérebro, uma vez que a substância atravessa a barreira hemato-encefálica. Miglustat é, portanto, uma terapia de redução do substracto e inibe a síntese dos lipídios que se acumulam nos lisossomas, nos vários tecidos do corpo afetado pela doença.

Outras pesquisas estão em curso, nos Estados Unidos e na Europa, com vistas à cura total da doença e são bastante animadoras, a exemplo das aplicações de ciclodextrina e de um composto denominado chaperones.

2 comentários:

  1. Sou educadora e tenho uma aluna com essa doença, gostaria de saber se existe uma tecnica especial para trabalhar com a mesma em sala de aula, se houver por favor envie para mim, fatima.joana@hotmail.com desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma filha com NPC diagnosticada com 4 anos e agora completara 8 anos e ela não quer saber de ir a escola de maneira nenhuma,essas crianças são muitos sensiveis as coisas que o fazem sentir-se mal tendo então deficit de aprendizado e não gostam de ser desafiadas a isso e passam mal,com crises e tudo mais.
      Sou Felix, felixrez@ig.com.br,espero que alguem se contate comigo obrigado.

      Excluir