Aconteceu em novembro/2011 o encontro de Ataxias em SP sob coordenação da ABAHE (Ass. Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas), a ANPB esteve presente; a ataxia é um acometimento dos portadores de Niemann Pick-C afetando crianças e adultos. O principal destaque do encontro foi a ênfase da fisioterapia no cotidiano do portador, a fisioterapia disciplinada pode trazer benefícios efetivos na qualidade de vida da pessoa com ataxia. São várias as frentes da fisioterapia entre elas a respiratória, as terapias alternativas também são bem aceitas respeitando a limitação que o paciente tem.
Ao nosso ver as informações do Dr. Felipe F. Lemos (fisioterapeuta e professor de Fisioterapia Neurológica da FAPI – Faculdade de Pindamonhangaba), foram preciosas de muita ajuda.
Presentes também a Dra. Iscia Lopes Cendes (neurogeneticista da Unicamp), e a psicóloga Elisabete Garcia Marangon; que igualmente deram contribuições valiosas.
Outro diferencial nesse encontro foi o grande número de pacientes jovens acometidos de ataxia, estes bem ativos e colocando com propriedade suas necessidades e dúvidas.
Por Shirley Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário