terça-feira, 12 de abril de 2011

BEM VINDA À HOLANDA


Emily Perl Kingsley




Muitas vezes me pedem para contar como criamos uma criança especial, para tentar ajudar as pessoas que não têm essa experiência única a entende-la. A comparação que sempre me ocorre é a seguinte:


Esperar um bebê é como planejar a fantástica viagem de férias com que você sempre sonhou – para a Itália. Você compra um monte de guias e faz planos maravilhosos. O Coliseu. O David de Michelangelo. As gôndolas, em Veneza. Você pode aprender frases úteis em italiano. Tudo é uma festa.


Depois de meses de expectativa, finalmente chega o dia da viagem. Malas prontas, você entra no avião e, algumas horas depois, a aeromoça vem e diz: “Bem-vinda à Holanda.”


“Holanda?! Como assim, Holanda?”, você se espanta. “Meu vôo era para a Itália. Sonhei a vida inteira em ir para a Itália”.


Mas houve uma mudança no plano de vôo. Aterrissaram na Holanda e esse é seu destino agora.


O importante é que não te levaram a um lugar horrível, desagradável e sujo, cheio de epidemias, fome e doença. É só um lugar diferente.


Então você tem de sair e comprar novos guias. E aprender uma língua nova. E conhecer pessoas que nunca teria conhecido. É só um lugar diferente. O ritmo é mais lento que o da Itália; a luz, menos brilhante. Mas, depois de estar lá por algum tempo, você toma fôlego, olha em volta ... e começa a notar que a Holanda tem moinhos ... e a Holanda tem tulipas. A Holanda tem até Rembrandts.


Mas todo mundo que você conhece foi e voltou da Itália, contando maravilhas do tempo passado lá. Pelo resto da vida você dirá: “É, era para lá que eu deveria ter ido. Era isso que eu tinha planejado.”


E a dor do seu coração nunca, nunca mesmo, irá embora completamente ... porque, afinal, a perda desse sonho é muito significativa.


Mas, se você passar a vida lamentando o fato de não ter ido para a Itália, talvez não possa descobrir e aproveitar o que existe de tão especial e todas as coisas adoráveis que há na Holanda.



Extraído de:


Histórias para Aquecer o Coração das Mães.


Jack Canfield-Mark Victor Hansen-Jennifer read Hawthorne e Marci Shimoff

Nenhum comentário:

Postar um comentário