quarta-feira, 10 de junho de 2009

Curcumim: Perguntas e Respostas

Perguntas e respostas encontradas no site http://www.niemannpick.org.uk/ numa página da Associação de Alzeihmer

O que é curcumim e de onde ele vem?

O açafrão tem cerca de 4% de curcumin, por isso, é difícil obter uma porção a partir dele. O curcumin pode ser comprado como um extrato de açafrão, através da internet, ou em lojas de alimentos naturais.Estudos sobre a segurança e toxicidade do curcumim são vários e muito tranqüilizadores.

Como é que funciona o curcumin no tratamento da Doença de Alzeihmer (AD)?

O Curcumin apresentou potente efeito antioxidante e atividades anti-inflamatórias em cobaias animais com outras doenças neuro- degenerativas, incluindo acidente vascular cerebral, traumatismo craniano encefálico, esclerose múltipla, bem como a aterosclerose e várias tipos de câncer.O curcumin é um dos tratamentos que pareceu ser eficaz em cobaias com AD. O curcumin poderia atuar em vários níveis na patogênese AD, mas ainda não se identificou qual das suas ações é a mais importante, ou se cada uma delas interage com as outras. O curcumin é um potente antioxidante e antiinflamatório, e tem atividade inibidora do acúmulo da amilóide. Através destas atividades, as enzimas da Fase II são induzidas. Os benefícios foram reproduzidos tanto nos modelos de camundongos transgênicos, como em infusão em ratos cobaias, sugerindo a necessidade de experimentação clínica.

O curcumin tem outra propriedade, além do efeito sobre a inflamação e oxidação?

Uma causa conhecida da AD é o aumento da produção da amilóide 42 (AB42) e seu posterior acúmulo. O curcumin tem uma estrutura química semelhante à de substâncias químicas (vermelho congo), que ligam AB acumuladas, e temos mostrado que curcumin inibe o acúmulo de AB., provavelmente através da inibição da proteína beta (Yang et al.). O curcumin está sendo testado em modelos (cobaias) com outras doenças neuro- degenerativas, especialmente as que envolvem acúmulo de proteínas (como o amilóide na AD). Marie-Françoise Chesselet, da UCLA, está trabalhando com curcumin em animais cobaias com a doença de Huntingtion. O curcumin também bloqueia muito bem a formação do acúmulo do prião in vitro em níveis de aproximadamente 200nm (B. Caughey) e ele provavelmente bloqueia alguns CAG na repetição de proteínas da mesma forma como o congo vermelhofaz. É um composto que liga a amilóide devido ao espaçamento entre os anéis e pode desagregar fibrilas tóxicas e oligómeros de amilóide. Os efeitos da desagregação foram reproduzidos por outros grupos. Também estimula a depuração da amilóide inflamatória semelhante ao da vacina, e um grupo do Japão relatou o seu efeito sobre a redução da agregação do tau associada à formação desordenada de neuro fibrilas. Por último, a ponte entre os dois fenólicos contribui para ligar metais como o ferro, que podem tornar alguns dos seus efeitos benéficos.

Que dose de curcumin devo tomar, e como o devo tomar? Há efeitos colaterais, interações medicamentosas?

Nós recomendamos que as pessoas esperem até que nossa experiência, na UCLA, ou outros experiências produzam resultados positivos na melhora dos déficits cognitivos como os da AD, a fim de terem compreensão adequada da administração, mas para algumas pessoas, o tempo é fundamental. Para qualquer droga, a dose é a essência tanto para segurança como para a eficácia. Temos um pequeno ensaio clínico piloto, na UCLA, que está testando duas doses bastante elevadas de 2.000 e 4.000 do mgs de um extrato de curcumin fabricado por Sabinsa (website mercadoria on line) Experimentos, a longo prazo, não mostraram efeitos colaterais com referência a 1200 mg durante 3 anos, da mesma forma que experimentos clínicos a curto prazo (3 meses) , em pacientes com câncer, não demonstraram problemas para até 8 gramas por dia, mas outros estudos sugerem que alguns pacientes apresentaram diarréia com 3 ou 4 gramas. Os experimentos na fase I, em pacientes com câncer, mostraram que 2 / 15 pacientes tiveram diarréia com 3 a6 gramas no final dos 3 meses de experiência (Pesquisar em R. Sharma (Leicester Inglaterra no Artigo de 2004 Clinical Cancer Res. ). Os efeitos secundários,embora não sejam comuns, são questões do trato GI (sinais de hemorragia) ou obstrução biliar. É possível que apenas 500mg seja eficaz. Gostaria de sugerir, para começar, de 500-1.000 mg por dia e gradualmente aumentar a dose, talvez indo até 2.000 mg, se não houver problemas de efeito colateral , mas nunca superior a isso. Nunca ouvi falar de problema com as pessoas que tomam <2000

Posso participar num experimento clínico sobre curcumin?

Participar de um ensaio clínico é a forma mais segura de se tomar curcumin para o tratamento de sintomas relacionados com AD, devido à grande segurança de estar sob supervisão médica direta (buscando sinais de efeitos secundários), bem como por ser possível constatar objetivamente se ele está funcionando bem em você como um indivíduo, uma vez que, em todos os experimentos clínicos, diferentes pessoas respondem de forma diferente. (...) Fora da UCLA, não existem outras experiências locais com curcumin para tratamento cognitivo. Consulte o seu médico se pretende tomar curcumin, discuta os possíveis efeitos colaterais e como monitorá-los. Para os outros tratamentos, o site do AlzForum traz listas e mais experimentos clínicos sobre AD. Participar dessas experiências é de grande ajuda para a área de tratamento da AD . Há muitos centros com experimeentos no Estados Unidos, Europa e noutras partes do mundo.

3 comentários:

  1. Olá minha filha toma o curcumim, 4 capsulas de 500 mg ao dia, ela tem uma doença degenerativa chamada sandhoff, e estamos tentando também este tratamento com muita fé. Ela não teve nenhuma reação adversa ao curcumim. Estou dando faz 10 dias por orientação do geneticista dela. Creio que vai ser um ótimo complemento ao tratamento dela. lucianapallin@hotmail.com estou a disposição. grata

    ResponderExcluir
  2. meu filho tmb toma a mesma dosagem acima citada, orientado pelo geneticista, sem efeitos colaterais notórios, para doença degenerativa tay sachs variante b1
    fenixs2_@live.com Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Sou portadora de Cea de pulmão,faço quimioterapia ha 4 anos e por recomendação médica tomo 6 capsulas de 500mg diarimente.

    ResponderExcluir